NOTICIAS DO BRASIL E DO MUNDO

Sobre a Ilha do Fogo, uma carta para o Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho


Caro Prefeito Miguel,
Não sei se o senhor já teve o prazer de ir a Ilha do Fogo. Também não sei se conhece suas lendas, se viveu histórias naquele pedaço, se já foi a ponta da Ilha pra contemplar o pôr-do-sol, ou já ancorou nela após um passeio de caiaque. Mas eu, antiga frequentadora desse lugar paradisíaco, para onde eu fugia na adolescência, e levava meus filhos pequenos para banhar no rio, lugar que hoje costumo ir, duas a três vezes por mês, tenho autoridade para lhe cobrar respeito por aquele espaço.
Por que tanto abandono? Nunca a vi tão imunda e abandonada. É de cortar o coração. É certo que os gestores das duas cidades nunca se interessaram por ela, mas maltratada como está agora, ela jamais foi. É intencional, prefeito, largar a Ilha às traças, ao lixo? Qual a sua intenção com aquele espaço? Pensa o senhor em torná-la “um problema” para assim fazer uma espécie de privatização?(Já me adianto neste questionamento).
Me parece de propósito, uma birra, ou uma covardia mesmo. A melhor porção da Ilha do Fogo não é somente virada para Juazeiro, ela é a cara de Juazeiro. Talvez por isso nem um dedinho da sua gestão tenha alcançado esse lugar. Sequer seu setor de limpeza funciona naquele espaço, prefeito. A nossa Ilha do Fogo é invisível para seu governo, Miguel.
Deixa eu tentar descrever a situação cotidiana da Ilha: Os coletores estão sempre abarrotados – sobra lixo, faltam educação dos frequentadores e responsabilidade da sua gestão. Por todos os lados desse cartão postal do São Francisco, entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), só se registra lixo. Garrafas de vidro, garrafas pet, lata de sardinha, embalagens de creme, incontáveis sacos de salgadinhos e mais uma série de itens que estão no lixo produzido por quem vai a ilha aproveitar as águas do Velho Chico. Lixo que se acumula por dias, lixo que não é recolhido. O senhor sabe para onde está indo parte desse lixo, não é? O desrespeito ao rio por lá é flagrante. A Petrolina das baronesas parece não se preocupar muito com isso não. (por falar em baronesas, elas já estão acabando também com o Balneário das Pedrinhas, onde não existe mais um bom lugar pra banho. Elas ocuparam toda margem e os comerciantes estão penando, porque os frequentadores sumiram. Saiba disso).
Mas é de revoltar também quando penso que, depois de horas de um refresco, contemplando uma bela paisagem, e se banhando nas águas do rio, os exploradores da Ilha, deixam para trás todo tipo de sujeira, numa demonstração de tamanhas estupidez e ignorância.
A rampa de acesso está caindo aos pedaços e pode desabar a qualquer hora, provocando acidentes. O casarão abandonado está mais abandonado, mais largado ainda, depois que o Sr assumiu o poder. O comércio se prolifera desorganizadamente, e está feio aquilo ali.
O senhor, certamente, já ouviu falar que o problema da Ilha são os maconheiros. Não é não, prefeito. Eles fazem menos mal a ilha do que sua gestão. O Sr também já deve ter ouvido falar no tráfico de drogas que rola por lá, como diz a polícia. Mas onde não tem comando, e nenhuma ação do poder público, isso acontece mesmo. O tráfico é apenas a fumaça, o fogo é o abandono. E quem quer controlar o incêndio, vai no foco.
Dizia minha avó que “quem não pode com o pote não segura na rodilha”. Talvez essa frase sirva para sua reflexão. Se Petrolina não se apropria da Ilha do Fogo porque não busca uma solução para dela desobrigar-se? Não seria mais honesto? Quais são seus planos para Ilha, “prefeito visionário”? Pode revelá-los?
Repito: Qual a sua intenção com aquele espaço? Pensa o senhor em torná-la “um problema” para assim fazer uma espécie de privatização?
Em tempo, sugiro que o senhor permita-se a um passeio, ainda que breve, a Ilha do Fogo. Só não vale ir de lancha. Passe pelo portão de entrada, desça a rampa, bote os pés na areia, quem sabe não lhe faça bem um mergulho no rio? Quem sabe assim o Sr não enxergue sua responsabilidade com aquele paraíso?
Só não tente fazer uma selfie de frente para o rio, eu vou logo avisando. Seguramente, as lentes vão flagrar o lixo que enfeia atrás, denunciando o abandono da gestão pública, depondo contra o gestor da cidade, que legitimamente é o Sr.
Confira, prefeito, a galeria de fotos feitas pelo PNB em um dia de domingo, após duas semanas sem o trabalho de coleta do lixo. Uma cena corriqueira naquele paraíso que é nosso. É do São Francisco
Atenciosamente,
Sibelle Fonseca

blog preto no branco

Nenhum comentário