Gasolina quase 50% do valor cobrado é imposto, em Pernambuco a cada 100 reais, Paulo Câmera leva 29 em imposto no ICMS
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) criou, com o objetivo de protestar contra as altas taxas que encarecem os produtos vendidos no Brasil, o Dia da Liberdade de Impostos. A iniciativa, que acontece nesta quinta-feira (30), tem uma lógica simples e conta com o apoio de inúmeros postos de combustíveis. Para mostrar ao consumidor quanto ele paga de imposto, os estabelecimentos vendem seus produtos pelo valor real. O preço da gasolina, por exemplo, cai quase pela metade sem a fatia destinada ao governo.
Para que a formação do valor da gasolina fique ainda mais clara para os motoristas, explicamos a sua composição em cada região do país com base nas informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Os dados consideram o preço do composto (gasolina e etanol), o custo com transporte até os postos de combustível, os impostos federais e estaduais e as margens de lucro dos distribuidores e dos revendedores. A média nacional de março de 2019 confirma o que já sabíamos: quase metade (44%) do preço gasolina é imposto.
A soma do valor dos tributos federais e estaduais é, inclusive, maior que o custo do próprio combustível.
Média nacional
O preço médio do litro da gasolina encontrado nas bombas de combustível pelo Brasil era, em março, de acordo com a ANP, de R$ 4,36. Desse total, o valor referente ao combustível puro era de apenas R$ 1,34.
Como a gasolina vendida por aqui conta com a adição de até 27% de etanol, soma-se R$ 0,51 e o preço do composto passa a ser R$ 1,85.
Isso significa que, sem os impostos e a margem de lucro das empresas que fabricam e vendem o combustível, pagaríamos R$ 1,85 pelo litro da gasolina. De assustar, não?
Considerando a média nacional, os impostos estaduais representam 28% do preço total da gasolina, o que significa algo em torno de R$ 1,21. As taxas federais, por sua vez, equivalem a R$ 0,69 (16%). O total de impostos embutidos no preço do combustível é, portanto, de 44% ou R$ 1,90.
O lucro dos revendedores (postos de gasolina) beira os 10%. As distribuidoras e o transporte ficam com um valor equivalente a R$ 0,18 (4,2%).
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